Por que o RH deve definir metas para a retenção de colaboradores
Todo negócio pode se beneficiar do recrutamento e retenção de uma força de trabalho engajada e estável. Porém, hoje em dia, reter colaboradores se tornou cada vez mais difícil. Um relatório da Visier mostra uma taxa de demissão anualizada de 25% em 2021, e esse número só parece estar crescendo em 2022.
Um estudo recente de Dale Carnegie sugerem que os colaboradores busquem uma cultura positiva de incentivo, confiança para tomar decisões e a capacidade de aprender com seus erros.
O papel do RH na retenção de colaboradores
Os objetivos do gerente de RH devem incluir manter bons colaboradores o máximo possível. Desde o recrutamento, entrevistas e integração até a continuidade da motivação dos colaboradores e o suporte, os profissionais de RH têm uma das linhas de influência mais diretas para aumentar as taxas de retenção de colaboradores.
O RH é a primeira linha de comunicação com os novos recrutados. Eles são responsáveis por definir as políticas do local de trabalho que moldam a cultura da empresa. Eles gerenciam benefícios que promovem o bem-estar dos colaboradores. E o mais importante, são eles que aprendem por que os colaboradores estão realmente pedindo demissão.
Usando esse conhecimento a seu favor, os gerentes de RH podem definir metas para si e para sua empresa para ajudar a reter talentos. Mas o objetivo da retenção de colaboradores é mais do que manter os trabalhadores felizes. É sobre construir um local de trabalho onde as pessoas possam prosperar.
Relacionado: Retenção de colaboradores para a força de trabalho da geração Y
Defina metas de RH para retenção de colaboradores
Quando se trata de definição de metas de RH, diminuir a rotatividade de colaboradores deve ser uma prioridade. Dale Carnegie incentiva as empresas a definir metas de retenção de colaboradores em três áreas específicas: engajamento da força de trabalho, ter líderes com as competências certas e construir uma cultura corporativa positiva.
- Engajamento
Os colaboradores corporativos precisam estar engajados diariamente. Em um estudo de pesquisa de Dale Carnegie, dois terços dos entrevistados que disseram praticar o engajamento diário dos colaboradores também relataram rotatividade abaixo da média. Menos da metade dos líderes que praticam apenas o engajamento frequentemente relataram rotatividade abaixo da média. O envolvimento dos colaboradores é importante.
O estabelecimento de metas para aumentar o engajamento dos colaboradores pode incluir:
Metas de recrutamento: A definição de metas para recrutadores deve incluir tornar uma prioridade encontrar o candidato certo — um que corresponda à empresa, não apenas aos requisitos do trabalho. Uma boa retenção começa com a atração do talento certo.
Metas de contratação: Em uma pesquisa Jobvite de 2018 com 1.500 trabalhadores, 33% desistem de seu trabalho dentro dos primeiros 90 dias. Comece os novos colaboradores com o pé direito, com comunicação clara e um processo de integração tranquilo.
Metas de satisfação no trabalho: Quão feliz cada colaborador está em sua função atual? Os colaboradores estão mais engajados com o trabalho que consideram interessante e importante. Como gerente de RH, você pode ajudar a garantir que cada pessoa esteja na posição mais adequada aos seus talentos.
Metas de desengajamento: Parece contraintuitivo, mas os colaboradores precisam de tempo longe do trabalho para dar tudo de si. Promover a saúde mental dos colaboradores no local de trabalho levará a um melhor engajamento.
- Liderança
De acordo com Gallup, 52% dos colaboradores que voluntariamente deixaram um emprego disseram que seu gerente poderia ter feito algo para impedi-los de sair. Como a liderança interage com os colaboradores em uma empresa pode ter um impacto significativo na retenção de colaboradores.
O estabelecimento de metas em torno da liderança pode incluir:
- Metas de treinamento: Estabeleça uma meta para desenvolver comunicação e outras habilidades entre gerentes e supervisores. Isso pode incluir programas de treinamento corporativo internos e externos.
- Metas de promoção: De acordo com a SHRM, os colaboradores promovidos dentro de três anos de início em uma empresa são 70% mais propensos a ficar. Em vez de procurar talentos de gestão fora, estabeleça uma meta de promover internamente primeiro.
- Metas de colaboração: Muitas iniciativas no local de trabalho definidas pelo RH exigem a aprovação e o apoio da liderança e a adesão da gerência. Os gerentes de RH podem fortalecer esses relacionamentos para garantir um ambiente colaborativo.
Cultura
A cultura é o ápice das crenças, valores e comportamentos de todos os colaboradores dentro de uma empresa. Globalmente, 40% dos trabalhadores afirmam que a cultura do local de trabalho é um fator significativo em sua escolha de ingressar ou não em uma empresa. Implemente metas em RH para ter a cultura empresarial correta, o que pode ajudar a atrair e reter os melhores talentos.
O estabelecimento de metas que influenciam a cultura da empresa pode incluir:
- Metas de avaliação: A cultura empresarial existente pode e deve ser avaliada com frequência. Priorize entender a cultura existente com pesquisas, coleta de métricas e ferramentas de terceiros.
- Metas de diversidade: Segundo a Deloitte, diversidade na força de trabalho pode reduzir o volume de negócios em 22%. Apesar dos equívocos comuns, existem ações simples que os líderes podem tomar para construir uma cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão.
- Metas de experiência do colaborador: A experiência do colaborador (EX) é influenciada por todas as interações de trabalho (colegas, gerentes, RH, executivos). Como gerente de RH, você pode ajudar a facilitar esses relacionamentos para criar uma cultura empresarial positiva.
- Objetivos de reconhecimento: Em uma pesquisa SHRM/Globoforce, 68% dos entrevistados disseram que seu programa de reconhecimento da força de trabalho criou uma boa cultura que impactou positivamente as taxas de retenção. Implemente programas em sua própria empresa para recompensar e reconhecer colaboradores.
Quando se trata de retenção de colaboradores, as empresas precisam fazer um balanço e criar metas para ajudar os colaboradores a permanecerem. As metas inteligentes de RH devem se concentrar no engajamento dos colaboradores, no treinamento dos principais líderes e no fornecimento de uma cultura empresarial positiva. Os cursos de treinamento corporativo podem ajudar a liderança de RH a ter sucesso.
Para mais exemplos de metas e objetivos inteligentes de RH, confira os treinamentos da Dale Carnegie sobre contratando e retendo talento de ponta.
Escrito por
Robert A. Coleman, Ph.D.
Robert A. Coleman, Ph.D., é o diretor de pesquisa e liderança de pensamento da Dale Carnegie and Associates, onde é responsável por pesquisas contínuas sobre questões atuais enfrentadas por líderes, colaboradores e organizações em todo o mundo. Visite dalecarnegie.com para obter mais informações sobre diversos tópicos e recursos do local de trabalho para ajudar sua organização.